Atividades do CLDS

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ginásio do Cérebro

|07/02/2014|
O Gabinete de Apoio Psicológico (Eixo II) do CLDS Manteigas: Dar e Receber em colaboração com a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção de Manteigas iniciou no passado dia 3 de fevereiro o Ginásio do Cérebro. Sessões de treino semanal, compostas por jogos diversos, que visam a melhoria ou compensação dos défices numa determinada função cognitiva. São exemplos de exercícios: a memorização de palavras (para treino da memória), a procura de diferenças entre imagens (para treino da atenção), a realização de puzzles (para treino da capacidade construtiva), entre outros. O treino é realizado em sessões que duram entre 40 a 60 minutos, individuais ou de grupo, com frequência e duração total de intervenção que variam consoante o caso clínico. Através do Ginásio do Cérebro pretendemos não só retardar os efeitos do envelhecimento e/ou efeitos de doenças neurodegenerativas, mas também promover o bem-estar dos utentes.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Censos Sénior 2014

|06/02/2014|
No dia 5 de fevereiro o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” colaborou novamente com a GNR da Guarda - Secção Programas Especiais na “Operação Censos Sénior 2014”, de uma forma ativa, com participação direta nos inquéritos realizados no terreno, tendo sido visitados 20 idosos. A iniciativa teve como principais objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo. Durante a operação foram também levadas a cabo ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Projeto Artistas Digitais 2014

|03/02/2014|
O projeto Artistas Digitais, atividade desenvolvida desde 2001 pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), consiste em desafiar alunos, professores, educadores e encarregados de educação, para a promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos, em formato digital, sobre os mais diversos temas. É sempre dada particular relevância às temáticas ligadas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou expressão gráfica de uma ideia sobre o Mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.).
Este ano letivo (2013/14), na XIII Edição deste concurso, são propostos desafios distintos, em função da categoria e idade dos destinatários:
- Para os mais novos (Pré-escolar e 1.º CEB) o desafio é representar, num desenho feito com o computador, “O sítio que eu mais gosto!” que pode ser uma localidade, uma divisão da casa, um recanto do jardim, um ambiente de um livro, ou qualquer outro sítio real ou imaginário;
- Para os mais crescidos (5.º e 6.º ano) o desafio do tema “E se…” é representar uma alteração da normalidade do Mundo que vivemos, ou das histórias que conhecemos, por algo inesperado e surpreendente.
O CLDS Manteigas: Dar e Receber, inserido no Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão, decidiu propor-se como dinamizador, tendo em vista a participação dos alunos do concelho de Manteigas. Para tal, foi lançado o repto ao Agrupamento de Escolas de Manteigas e ao Infantário Favo de Mel, tendo, desde logo, sido obtida reação positiva.
Neste âmbito, tem vindo a ser feita divulgação da iniciativa junto dos estabelecimentos de ensino: Pré-Escolas (Manteigas e Sameiro), Infantário Favo de Mel, Escolas do 1.º Ciclo (Manteigas, Sameiro) e Escola EB do 2.º Ciclo de Manteigas. Prevê-se que a elaboração dos trabalhos se inicie em breve, de modo a ser obtido um elevado nível qualitativo. Por último, refira-se que os alunos de Vale de Amoreira participam no projeto integrados com os alunos de Sameiro e de Manteigas.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.