Atividades do CLDS

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sessão sobre Coaching

|06/09/2013|
O CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, uma vez mais atento às suas obrigações e às necessidades da nossa população, decidiu apostar no Coaching.
O Coaching, segundo os especialistas e de uma forma resumida e simplificada, é a ponte entre o que somos e o que queremos ser, é um método para conseguir resultados. O coach, por sua vez é quem ajuda a ver outras perspetivas, quem puxa por nós, quem nos desafia e nos impede de acomodar.
Por consideramos que esta é uma ferramenta útil, estamos a promover uma sessão subordinada ao tema, a realizar no dia 30 de setembro, às 14:00, nas Instalações da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas. Esta iniciativa terá como preletora a Dr.ª Sofia Pedroso e as inscrições (limitadas) estão abertas até 20 de Setembro, nas instalações do CLDS. Não Falte.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ADIM: Proposta de Formação para o ano de 2013

|05/09/2013|
A pedido da ADIM (Associação Dinamizadora dos Interesses de Manteigas), somos a divulgar a Proposta de Formação para o ano de 2013.
Para informações e inscrições, dirija-se às instalações do CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” (Santa Casa da Misericórdia de Manteigas), Junta de Freguesia de Santa Maria ou através do telemóvel 925474344.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Avaliação Neuropsicológica do Idoso

|04/09/2013|
O envelhecimento da população é um fenómeno mundial que tem consequências diretas nos sistemas de saúde pública. São de destacar as mudanças significativas no quadro de morbimortalidade, isto é, redução da incidência e morte por doenças infetocontagiosas e aumento da incidência e morte por doenças crónico-degenerativas típicas de idades mais avançadas. Uma das principais consequências do crescimento dessa parcela da população é o aumento da prevalência das demências, especialmente da doença de Alzheimer (DA), responsável por mais de 50% dos casos na faixa etária igual ou superior a 65 anos.
É importante destacar, no entanto, que o declínio cognitivo, característico da DA, não afeta apenas idosos com a doença. O próprio processo de envelhecimento natural do homem é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como atenção, aprendizagem e comunicação. Com o avanço da idade, o cérebro sofre diferentes alterações morfológicas, de entre as quais diminuição no peso e no volume, perda neuronal seletiva e baixa resistência à degeneração. Por essa razão, a memória e outras funções cognitivas sofrem uma degradação com o decorrer dos anos, sendo difícil muitas vezes especificar se o declínio está dentro do normal ou é mais acentuado do que o que é esperado.
Assim sendo, o Gabinete de Apoio Psicológico do CLDS: Manteigas Dar e Receber juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Manteigas inicia no presente mês de setembro avaliações neuropsicológicas aos idosos institucionalizados ou pertencentes ao centro de dia. Esta ação é útil não apenas para quantificar o grau de um possível declínio, mas também para identificar e detetar estágios iniciais de demência, ou, mesmo, de outros transtornos, como os depressivos.
A identificação e diagnóstico precoces auxiliam não apenas no tratamento, mas também na evolução e prognóstico do caso, contribuindo para uma maior qualidade de vida, não só para o indivíduo, mas também para seus familiares.
Imagem retirada do Portal da Saúde

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.