Atividades do CLDS

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Informação: Regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas


O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” vem por este meio alertar para a Nova Lei do Álcool que entrou em vigor em 1 de maio.
Com a aprovação desta lei, a idade mínima de consumo de álcool sobe dos 16 para os 18 anos, mas só para bebidas espirituosas.
O consumo e a venda de bebidas alcoólicas deverão ser proibidas em postos de combustível e, depois da meia-noite, em qualquer estabelecimento que não seja de restauração e bebidas, já a partir de 1 de Maio. O decreto-lei publicado hoje em Diário da República prevê também o aumento para 18 anos da idade limite para consumo de álcool.
As restrições da venda álcool a menores de idade abrangem, porém, apenas as bebidas de elevado teor de álcool, as bebidas espirituosas. O consumo de vinho e cervejas continua a não ser proibido a jovens a partir dos 16 anos.
No sentido de evitar o incumprimento da lei e possíveis coimas, alertamos para a afixação do novo dístico.
Pode consultar a legislação nesta página.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Formação em Informática - Ação 2

Continua ao ritmo adequado a segunda edição da Formação para obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI).
Recordamos que esta ação, denominada de "DCBTI Sénior" é direcionada exclusivamente para cidadãos com idade superior a 65 anos e tem uma carga horária total superior ao DCBTI (24 horas de formação, divididas em 12 sessões).
Iniciou-se neste dia o Módulo de "Introdução à Internet", talvez o mais aguardado pelos formandos.
Até ao final, está ainda prevista uma abordagem o "Correio Eletrónico"
Relembra-se que as inscrições para futuras iniciativas de formação nesta área estão abertas permanentemente e que são de participação gratuita.
Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Oficina de Trabalhos Manuais: Alterações

Informamos os nossos seguidores que a atividade "Sessão de Apresentação: Oficina de Trabalhos Manuais para Idosos - Sameiro", foi CANCELADA, por motivos alheios ao CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”. Pedimos desculpa pelo inconveniente.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Sessão "Mexe-te…"


O CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, continua cada vez mais motivado em apostar e reforçar as várias vertentes do empreendedorismo entre os nossos jovens. Para isso, no dia 6 de Maio de 2013, em parceria com a Escola de Hotelaria Profissional de Manteigas realizou a Sessão “Mexe-te…”. Esta atividade decorreu no âmbito do Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação. O público presente foi a comunidade escolar da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, mais especificamente o 10.º ano de escolaridade. O CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, tem noção da dificuldade que estes potenciais profissionais irão enfrentar, perante a situação atual do nosso país. Assim, após lhes ter sido atribuído a teoria, a prática, uma ferramenta financeira e sobre tudo um alerta vermelho para a necessidade cada vez mais pertinente de se evidenciarem perante tantos outros profissionais, o CLDS ficou com a esperança, de que os horizontes, esperanças profissionais e pessoais destes jovens tenham sido alargadas, otimizadas e essencialmente despertadas.
A sessão revelou-se bastante positiva e participativa, ficando a vontade de ver o excerto do filme transmitido na sua íntegra, bem como a vontade de “”arregaçar as mangas”, e o CLDS espera sinceramente que passem da vontade para a ação e para isso encontra-se de portas abertas para estes futuros empreendedores. A todos eles um obrigada muito especial, são e serão certamente grandes e brilhantes empreendedores.
Um agradecimento especial à Professora Florbela pela disponibilidade, profissionalismo e simpatia, bem como a todos os membros que fazem a Escola de Hotelaria Profissional de Manteigas ser a escola de excelência que é!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sessão “Violência Doméstica”


“Em 2012, a APAV registou 20 311 crimes, um crime que representa um aumento de 8,8%…” “Homicídios conjugais aumentam 37%
Neste sentido, o CLDS Manteigas “Dar e Receber” dinamizará, no próximo dia 17 de maio, pelas 21:30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria, a sessão “Violência Doméstica”. Uma ação desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas, a Associação de Municípios da Cova da Beira  a Guarda Nacional Republicana.
Não faça como tantos portugueses que “…continuam a fingir que não veem". Todos os dias mulheres são vítimas de violência doméstica. Não contribua para que esta situação continue.Quebre o silêncio.”

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.