Atividades do CLDS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Workshop de Vídeo de Animação

O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”, em pareceria com o Município de Manteigas e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Manteigas, está a organizar para o próximo dia 22 de Março um Workshop de vídeo de animação, destinada a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e decorrerá na Sala de Exposições – Auditório do Centro Cívico de Manteigas.
O tema em análise e sobre o qual incidirão os trabalhos realizados nesta atividade é: “Os Direitos da Criança”.
Faz a tua inscrição até ao dia 20 de março, no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Manteigas.

quinta-feira, 14 de março de 2013

1 Hora de Empreendedorismo com Manuel Forjaz - Alteração de horário

Por motivos de força maior o CLDS: Manteigas DAR E RECEBER, alterou a hora de realização deste evento. Assim sendo informamos que o inicio da sessão está agora previsto para as 15:00, mantendo-se o local. Pedimos desculpa pelo incómodo causado, contudo, aguardamos por vocês.

Sessão Métodos de Estudo


Decorreram, nos passados dias 1 e 8 de março, as sessões subordinadas ao tema “Métodos de Estudo”. Uma colaboração entre o CLDS Manteigas “DAR E RECEBER” e a Escola EB 2.º 3.º Ciclos de Manteigas, que teve por objetivo ajudar os jovens a desenvolver um conjunto de competências fundamentais para uma melhor aprendizagem. As sessões foram dirigidas aos alunos do 6º e 9º anos, que ativamente nelas participaram conseguindo aprender pequenos truques para um estudo mais dinâmico e eficaz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Espaço Intervir - Atividades de fevereiro

Como já tivemos ocasião de referir, a atividade de trabalhos manuais está englobada na ação nº 8 “ Espaço Intervir”.
No mês de fevereiro, dando seguimento à planificação estabelecida, iniciou-se mais um ciclo de trabalhos, no caso “Flores com meias de seda”. Esta atividade, que decorreu nos grupos de Manteigas e Vale de Amoreira, consiste numa forma prática e eficaz, das pessoas aderentes, de se exprimirem, desenvolverem a motricidade fina, estimularem a imaginação e a criatividade através De uma das várias formas de expressão.
O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”, com a atividade de trabalhos manuais tem como principal objetivo evitar o isolamento e o ócio, desenvolver o sentido crítico, exprimindo as suas preferências e razões das ações, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento e enriquecimento de qualidades grupais, coesão, partilha, trabalho em equipa, confiança, sensibilidade, relações interpessoais, iniciativa, expressão e autocontrolo.

terça-feira, 12 de março de 2013

Formação em Informática - Final da Ação 1


Enquadrada no planeamento do Eixo 4 de atuação do CLDS Manteigas: Dar e Receber e inserida na Ação n.º 12 - Espaço Info-Inclusão, teve lugar a primeira edição da Formação para Obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI).
A ação, que compreendeu duas turmas de formação (Turma 1, com 9 formandos e a Turma 2 com 10 formandos), iniciou-se, de acordo com o cronograma estabelecido, no dia 15 de janeiro de 2013 e finalizou no dia 5 de fevereiro de 2013. As atividades formativas tiveram a duração total de 12 horas por turma, foram lecionadas às terças e quintas-feiras e em dois horários disponíveis: Turma 1 - das 10:00 às 12:00 e Turma 2 - das 18:00 às 20:00.
Esta iniciativa teve como premissa a disponibilização (de forma gratuita) de formação considerada básica em Tecnologias da Informação à população do concelho. Complementarmente, no final da ação, foi dada a possibilidade a todos os formandos de realização do teste tendo em vista a obtenção do DCBTI.
A ação foi dividida em quatro módulos, de acordo com o Dossier Técnico Pedagógico:
1. Introdução ao Windows;
2. Microsoft Word 2010;
3. Internet;
4. Correio Eletrónico.
Como aspeto importante, há a salientar que dos 19 formandos que aderiram à iniciativa, apenas 18 a concluíram e obtiveram o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação. A diferença de números justifica-se com facto de no decorrer da formação ter havido uma desistência.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sessão "Comércio Seguro"


O seu estabelecimento deverá ser seguro para si e para os seus clientes, para tal a adoção de medidas preventivas são vitais para essa segurança. Assim sendo, o CLDS Manteigas: “Dar e Receber” e a Guarda Nacional Republicana (Comando Territorial de Guarda - Secção Programas Especiais) juntaram-se com o objetivo de dinamizar, no próximo dia 18 de março, a sessão de informação “Comércio Seguro”. A iniciativa decorrerá pelas 19:00 no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Santa Maria, em Manteigas.
Para que o ditado popular “depois de casa arrombada, trancas à porta” não faça para si sentido, junte-se a nós nesta sessão.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.